A Quinua, grão nativo dos Andes, é um alimento completo em relação as quantidades de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos de baixo índice glicêmico. Livre de gordura saturada, a quinua possui Omega 3 e 6, que ajuda a limpar as artérias e faz bem ao coração. É também é uma ótima opção para quem come pouca ou nenhuma carne vermelha, pois é um cereal rico em proteína de alto valor biológico e ferro. Além disso é rica em vitaminas C, E e vitaminas do complexo B.

O Grão contém fitosterógenos, que amenizam os sintomas desagradáveis do período pré-menstrual e da menopausa.

Este cereal não possui glúten, proteína encontrada no trigo, portanto pode ser utilizada por pessoas com intolerância ou alergia ao glúten.

A Quinua pode ser encontrada em forma de farinha, onde pode ser utilizada para o preparo de pães, bolos e tortas, na forma de flocos, podendo ser incluída no café-da-manhã, salpicada em frutas, adicionada em vitaminas com leite ou iogurte, ou encontrada também em grão, que combina com salada, tabule ou legumes.

dicas da nutricionista

Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), a Quinua é considerada o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.

Apesar de ser um alimento bem recomendado, vale ressaltar que seus benefícios só terão efeito se a ingestão de Quinua for acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a pratica de exercícios físicos.

Benefícios da quinua

Por ser rica em proteínas, a quinua ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio. As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.



Nutricionista Fabiana Albanesi