Por décadas o ovo foi considerado um vilão na alimentação pela quantidade de colesterol existente em sua composição (200mg por unidade, quando o total recomendado é de 300mg por dia). No entanto, vários estudos científicos, além de não provarem que seu consumo regular aumenta as taxas de gordura nociva no organismo, tem dado real valor as suas qualidades nutricionais.

dicas da nutricionista


Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o ovo tem ainda a vantagem de ser de fácil aquisição por ter um baixo custo.

Podemos encontrar no ovo nutrientes e substâncias consideradas funcionais como os ácidos graxos linoléico, linolênico, carotenóides (luteína e zeaxantina)e colina, nutriente que protege a memória. Ainda podemos contar com os benefícios da clara, que além de promover a saciedade, contém em abundancia uma proteína de primeira, a albumina, que ajuda todos os aminoácidos essenciais a cumprir reações importantes no organismo.

Com esses atributos não há motivos para não incluí-lo com freqüência no cardápio, e como parte de uma alimentação saudável.

Uma ótima dica é consumir o ovo no café da manhã, como as suas proteínas proporcionam saciedade, vai controlar a fome desde a primeira refeição do dia, não esquecendo que o consumo de alimentos integrais, vegetais como frutas legumes e verduras, redução de alimentos com alto teor de gordura e açúcares, e a prática regular de exercício físico, fazem parte de uma vida equilibrada e contribuem como forma de prevenção à saúde.



Nutricionista Fabiana Albanesi